Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Ucrânia informou à Agência Internacional de Energia Atômica que técnicos começaram a reparar linhas de energia danificadas na tentativa de restaurar o fornecimento externo de eletricidade ao local da Usina Nuclear de Chernobyl, controlada pela Rússia, que foi totalmente cortada no início da semana, disse nesta sexta-feira, 11 de março, o diretor-geral Rafael Mariano Grossi. No último dia 10, a Ucrânia informou à AIEA que havia perdido todas as comunicações com a usina, um dia após o local controlado pela Rússia perder todas as fontes de energia externas,

A autoridade reguladora da Ucrânia disse que o trabalho que começou na noite de 10 de março conseguiu consertar uma seção, mas a fonte de energia externa ainda estava fora, indicando que ainda havia danos em outros lugares. Os esforços de reparo continuariam apesar da situação difícil fora do local da usina. Geradores a diesel de emergência fornecem energia de reserva para o local desde 9 de março, e o regulador informou que combustível adicional foi entregue à instalação. No entanto, continua sendo importante consertar as linhas de energia o mais rápido possível.

Somando-se aos desafios na gestão da central nuclear de Chernobyl, o regulador perdeu as comunicações com o site em 10 de março. Como resultado, não pode fornecer informações à AIEA sobre o monitoramento radiológico na instalação. Apesar disso, o regulador continuou a receber informações sobre a situação por meio da alta administração externa da planta.

No entanto, os funcionários da central nuclear de Chernobyl estão enfrentando condições cada vez mais difíceis. Segundo o regulador, os 211 técnicos e guardas vivem no local há mais de duas semanas, expressando preocupação também com a disponibilidade de reservas alimentares.

Em outros lugares da Ucrânia, a situação do fornecimento de energia do local da central nuclear de Zaporizhzhya não mudou. O local possui quatro linhas de energia externas de alta tensão, além de uma adicional em standby. Duas das quatro foram danificados. O operador informou a AIEA que as necessidades de energia fora do local poderiam ser supridas com uma linha de energia disponível. Os geradores a diesel estão prontos e funcionais para fornecer energia de reserva.