A EDP inicia neste mês sua primeira obra no estado de Goiás desde que assumiu o controle da Celg T. Trata-se da ampliação e modernização da subestação Itapaci. A empresa estima o investimento em quase R$ 50 milhões.

Essa obra ampliará a capacidade do empreendimento e aumentará a confiabilidade do sistema elétrico no Vale do São Patrício, no centro-norte goiano. Serão instalados dois novos bancos de transformadores, com capacidade total de 233 MVA. Segundo a concessionária, isso mais do que triplicará a capacidade da subestação – saindo dos atuais 100 MVA para 333 MVA. Além disso, será feita a substituição de equipamentos e a reforma da sala de controle.

A expectativa é de que a obra proporcionará infraestrutura necessária para o agronegócio e as demais atividades econômicas da região, além de atrair a instalação de novas empresas. Ao todo, a ampliação e modernização da subestação Itapaci deve beneficiar cerca de 300 mil pessoas em 23 municípios. A conclusão da obra e energização do empreendimento estão previstas para janeiro de 2023.

Segundo a empresa, esta é apenas a primeira de cerca de 10 intervenções que serão realizadas no estado entre 2022 e 2023. Até 2025, o plano é investir R$ 400 milhões em projetos de melhoria da infraestrutura de transmissão de energia no estado, onde possui 756 quilômetros de redes de transmissão e 14 subestações.