A startup brasileira Voltbras, que oferece soluções de gerenciamento e pagamento de recarga para carros elétricos, recebeu um investimento de R$ 3 milhões em uma rodada com presença da EDP Ventures Brasil, veículo de investimento de capital de risco da EDP, do Perseo, programa internacional de startups da Iberdrola e Domo Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil. O aporte será utilizado para desenvolvimentos com foco na experiência do usuário, motoristas de veículos elétricos, integração de diferentes redes de recarga e rentabilidade para os gestores dos eletropostos, visto que na maioria deles, no País, o serviço ainda é gratuito por falta de ferramentas adequadas.
A Voltbras iniciou suas atividades em 2019, quando recebeu o primeiro investimento da EDP Ventures. Por meio desse aporte, foi desenvolvida, em parceria com a EDP, uma solução 100% White Label, adaptável às demandas de grandes empresas, que se tornou a principal tecnologia de mobilidade elétrica no País para o mercado. A startup oferece uma plataforma de gestão do eletropostos, usada hoje pelos players mais importantes do Brasil, e um aplicativo para os motoristas que possibilita o planejamento das recargas, permitindo a visualização da rede; o acompanhamento do histórico de recargas; e a realização do desbloqueio, via celular, dos equipamentos para uso, viabilizando a operação das redes e a utilização dos pontos pelos veículos.
A partir disso, a startup ganhou relevância no segmento da mobilidade elétrica e passou a contar com outras parcerias em seu portfólio, que incluem desde empresas de energia, montadoras, frotas de veículos elétricos e postos de combustíveis. Com a infraestrutura de recarga sendo hoje uma das principais barreiras para a adoção de veículos elétricos, o trabalho da empresa visa atender os principais players do mercado que estão criando a malha necessária para impulsionar o crescimento da mobilidade elétrica no país, atendendo desde já as demandas dos motoristas e desenvolvendo um serviço focado em melhorias na experiência de recarga dos veículos.
Bernardo Duriex, CEO da Voltbras. destaca que receber investimento de duas empresas de peso, com know-how europeu, onde a mobilidade elétrica está muito avançada, torna ainda a Voltbras mais preparada para impulsionar o mercado local. Já a Domo tem excelentes resultados de crescimento de startups que certamente levarão a outro patamar enquanto empresa. Para o executivo, o grande desafio será integrar as grandes redes de recarga, para que as pessoas possam se deslocar no Brasil, com dimensões continentais, de maneira fluida e com previsibilidade.