O Grupo Equatorial inaugurou na última quarta-feira, 16 de março, no Parque da Cidadania, o primeiro posto do Piauí destinado ao carregamento de carros, motos e bicicletas elétricas. Durante a solenidade de inauguração do eletroposto, foi firmada a doação de um carro elétrico ao poder público municipal e de dez bicicletas elétricas para lazer da população.

O projeto de mobilidade elétrica no Piauí, em parceria com a Prefeitura de Teresina, e por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário e tem como foco: educação de qualidade, energia acessível e limpa e ação global contra a mudança global do clima. Com a inauguração do eletroposto no Piauí, passa a existir a Rota do Sol, que consiste numa Rota de Carregadores de Veículos Elétricos entre São Luis e Teresina, permitindo essa mobilidade de um estado ao outro com uso de carro elétrico.

De acordo com a Equatorial, o posto de carregamento e as bikes para passeio podem ser utilizados nos horários de funcionamento do Parque da Cidadania. A ideia é promover o uso sustentável da energia e fomentar a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis. Além de criar uma proposta sustentável para o transporte, o projeto também busca desenvolver inovações tecnológicas e diversificar as fontes energéticas. Tem ainda o objetivo estimular o avanço tecnológico nacional através do desenvolvimento de sistema de carregamento de veículos.