fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Helexia, empresa da Voltalia para Geração Distribuída e serviços de energia, pretende chegar a 100 MW em novos projetos este ano. Em entrevista à Agência CanalEnergia, o CEO da empresa, Aurelien Maudonnet, revelou que uma das metas também é crescer na modalidade compartilhada, o que já vem demandando as atenções da Helexia para obter êxito nesse mercado. “É um modelo bem diferente daquele que a gente vem utilizando, mas estamos estudando muito esse modelo porque vemos um crescimento muito forte”, explica.
A empresa, que iniciou as operações no Brasil em 2020, fechou seu primeiro contrato no Brasil no ano passado, com a empresa de telecomunicações Vivo, para abastecer as redes de telefonia móvel da empresa, com unidades solares instaladas em oito estados brasileiros. No começo de 2022, foi firmado mais um contrato com a empresa do Grupo Telefônica para outros 27 MW.
Outra meta que o executivo não deixa de lado para esse ano é o de executar os projetos que foram iniciados no ano passado, somando 87 MW. As primeiras 17 unidades fotovoltaicas descentralizadas do contrato coma Vivo já começaram a ser construídas e têm o início da operação comercial previsto para o primeiro semestre de 2022. De acordo com Maudonnet, já há uma prioridade com esses projetos, de maneira que seja possível para a empresa desenvolver novos projetos sob o novo marco regulatório.
O terceiro objetivo que Maudonnet lista para 2022 é a estruturação da atividade de serviços da Helexia em eficiência energética e gestão de energia, obtendo as primeiras referências no mercado. Com isso, a empresa pode mapear perfis de clientes que pode disputar e os tipos de serviços possíveis de oferecer. Todos os objetivos são ligados porque se a gente consegue executar os projetos, a gente tem uma geração de receita estável e garantida para os próximos anos”, avisa.
O CEO da empresa quer fazer tudo no tempo certo nesse segmento, de modo que a execução dos projetos esteja no foco e os serviços sejam oferecidos aos clientes da melhor maneira. O executivo também vislumbra que a obtenção dos objetivos leve a um aumento no efetivo da equipe da Helexia, subindo dos atuais 30 para 60 funcionários até o fim do ano.