A CPFL anunciou que começará a construção da subestação Cachoeirinha 3 nessa quarta-feira, 23 de março, marcando o início dos investimentos do braço de Transmissão da empresa após ter assumido o controle da CEEE-T em outubro do ano passado. Serão investidos R$ 110 milhões no empreendimento destinado a melhorias e ampliação da rede elétrica na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Nova SE terá três bancos de transformadores com 495 MVA para Região Metropolitana (CPFL)

O montante faz parte do valor de R$ 1,5 bilhão em investimentos previstos para os próximos cinco anos no Rio Grande do Sul. A nova SE ficará no bairro Águas Mortas, em Cachoeirinha, num terreno de 50 mil m², dos quais 15 mil m² de área construída. O ativo contará com três bancos transformadores monofásicos, totalizando nove equipamentos e uma fase reserva. A capacidade total de transformação será 495 MVA.

Cerca de 700 mil clientes de Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e outras cidades da Grande Porto Alegre serão diretamente beneficiadas.  A previsão é de que as obras sejam concluídas em maio de 2023. Até lá a previsão da empresa é que a construção deva gerar cerca de 530 empregos diretos e indiretos.