A Hitachi Energy anunciou a parceria com a Suzano para projetar e entregar uma solução completa de conexão à rede para a nova fábrica de papel e celulose da empresa no Brasil. A nova fábrica de celulose da Suzano será a primeira instalação do tipo no Brasil livre de combustíveis fósseis, quando concluída, na segunda metade de 2024, informou a empresa. A unidade terá uma capacidade anual de produzir 2,5 milhões de toneladas e aumentará a produção da Suzano em 20%. Cerca de metade da eletricidade gerada será transferida para a rede elétrica nacional, o suficiente para abastecer cerca de 2,3 milhões de pessoas durante um mês.
Em comunicado, as duas empresas ressaltaram que vêm trabalhando em conjunto em soluções de rede para as fábricas da Suzano pelos últimos 20 anos. Nesse espírito de colaboração e cocriarão, a Hitachi Energy tem contribuído com as suas tecnologias e integração de sistemas, adicionando seus conhecimentos de engenharia e a sua vasta experiência nos requisitos da rede local.
A Hitachi Energy fornecerá uma solução de conexão de rede de última geração para permitir que a energia renovável excedente seja transferida de forma confiável e segura para a rede elétrica nacional. A solução compacta é baseada na subestação isolada a gás que oferece excelente desempenho em termos de eficiência e disponibilidade, minimizando o custo total do ciclo e as emissões de CO2. Para garantir confiabilidade e disponibilidade, os principais elementos da conexão à rede, como os transformadores, serão equipados com sistemas de monitoramento digital da Hitachi Energy para fornecer dados de desempenho em tempo real, a fim de permitir uma manutenção preditiva.