O Grupo Safira lançou o Kantan, sua mais nova plataforma de representação e gestão de contratos no Ambiente de Contratação Livre. Disponibilizada aos consumidores no modelo Software as a Service, é a única no mercado e pode ser associada com a consultoria dos especialistas do grupo.

O Kantan, criado em parceria com a empresa de desenvolvimento de softwares BMS Tecnologia, consolida, em um ambiente digital, a gestão de contratos de curto e longo prazos, projeções de carga e os balanços energéticos, conforme os dados oficiais da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Combinadas ao Prisma – plataforma digital do grupo que municia os clientes com dados sobre meteorologia, projeção de preço, regulação do setor e operação do Sistema Interligado, que ajudam na tomada de decisão para a contratação de energia no ACL –, as funcionalidades do Kantan fazem com que os consumidores estejam amparados em todas as etapas de compra e venda de energia, e na gestão de contratos.

De acordo com Raphael Vasques, coordenador de gestão e de inteligência de mercado do Grupo Safira, o Kantan foi concebido para apoiar o consumidor que já tem energia contratada no ACL. Segundo Vasques, depois de cadastrar os contratos na plataforma, ele poderá acompanhar sua vigência, realizar o balanço energético mensal das empresas, fazer o controle do consumo, avaliar a necessidade de compra, venda de excedente de energia, entre outros indicadores energéticos importantes.

A nova plataforma concede mais poder de informação ao consumidor a respeito de seus contratos no ACL, com a visualização do balanço anual mês a mês e a projeção de carga, um levantamento de dados estatísticos para estimar o consumo futuro, com base no histórico.

O Kantan foi concebido para atender grandes, médias e pequenas unidades consumidoras, até mesmo as residenciais, no futuro, com custos acessíveis a todas as faixas de consumo, e já considerando a abertura de mercado e a possibilidade de qualquer consumidor, de alta e baixa tensão, usufruir da portabilidade da conta de luz prevista no PL 414/21.