A Statkraft está oferecendo energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil e na Índia. O Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) tem como objetivo comprovar que a energia é proveniente de fontes limpas, garantindo que a operação é sustentável. Atualmente, a empresa tem quatro empreendimentos eólicos no Nordeste gerando RECs, Barra dos Coqueiros (Sergipe – SE), Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra (Bahia – BA), somando 400.000 MWh/ano.
A Statkraft anunciou que decidiu destinar o investimento de 10% da renda líquida da venda de certificados de energia renovável para projetos socioambientais. A iniciativa se dá por acreditar que combater as mudanças climáticas é o único caminho para a sobrevivência do planeta, e que uma ação integrada pode viabilizar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas, (ONU), especialmente os ODS 7 Energia Limpa e Acessível; ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 Ação contra a Mudança Global do Clima; e ODS 15 Vida Terrestre.
Um dos projetos em desenvolvimento proveniente dos recursos obtidos com a venda de Certificados de Energia Renovável é o projeto Abrigo Sustentável, que consiste em disponibilizar o acesso à energia solar fotovoltaica e captação de água da chuva em uma ONG localizada em Aracajú (SE), contribuindo assim com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Com a implantação do projeto, será possível gerar uma economia de energia e água, beneficiando mais de 80 pessoas diretamente, sendo boa parte composta por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos.