A Fitch Ratings elevou o Rating de Inadimplência de Emissor de Longo Prazo em Moeda Local da Cesp de ‘BB+’ para ‘BBB-‘. O IDR foi removido do Watch Positive e recebeu uma Perspectiva Negativa. A Fitch também afirmou o IDR de Longo Prazo em Moeda Estrangeira da Cesp em ‘BB’ com perspectiva negativa e o Rating em Escala Nacional ‘AAA(bra)’/ perspectiva estável e da empresa e do acionista controlador Auren Energia ( anteriormente conhecida como VTRM Energia Participações).

A elevação do IDR LT LC da Cesp reflete uma elevação de um degrau de seu perfil de crédito independente devido à vinculação com Auren, cujo perfil de crédito mais forte se beneficia de maior diversificação de ativos e perfil financeiro sólido. O uso do Critério de Rating de Vinculação da Controladora e Subsidiária segue a conclusão da reorganização societária, na qual Auren aumentou sua participação na Cesp de 40% para 100%, e recebeu aporte de capital de R$ 1,5 bilhão e participações em diversos ativos de geração do Grupo Votorantim.

De acordo com a Fitch, a propriedade plena da Cesp fortalece o vínculo de crédito com a Auren, que se beneficia de maior diversificação de ativos e sólido perfil financeiro, ainda mais fortalecido pela incorporação dos ativos de energia da Votorantim e aporte de R$ 1,5 bilhão da CPP Investimentos. Além da Cesp, que tem 935 MW, a Auren opera parques 294 MW em parques eólicos possui participações minoritárias em UHEs incorporadas da Votorantim Energia, somando 231 MW, proporcional ao patrimônio. Segundo a agência, a injeção de capital e o acesso total ao robusto fluxo de dividendos da CESP financiarão um plano de expansão agressivo em energias renováveis.

Para a agência, dentre os fatores que podem elevar o rating está uma elevação do rating soberano do Brasil. Uma ação de rating positiva para o LT LC IDR da Cesp é improvável, uma vez que é limitado por sua base limitada de ativos e uma elevação do Rating na Escala Nacional não se aplica, por estar no topo dessa escala. Já um eventual rebaixamento pode acontecer no LT LC IDR da Cesp pode vir em função de deterioração no seu próprio perfil financeiro ou no da Auren, com índices dívida líquida/Ebitda ou dívida total/Ebitda consistentemente acima de três ou quatro vezes e meia em ambos os casos, respectivamente, ou por deterioração do ambiente operacional do Brasil, além de deterioração do perfil de liquidez da Cesp ou da Auren e um rebaixamento soberano.