Neoenergia divulga vencedor de desafio para soluções inovadoras

Startup Challenge contou com participantes em todo o mundo para apresentar soluções e projetos voltados à distribuição de energia no país

Para identificar as perdas não técnicas em suas áreas de influência, a Iberdrola lançou nova edição do Startup Challenge, programa no qual participam startups de diversos países com apresentação de soluções inovadoras voltadas para um desafio pré-definido. Das 141 empresas participantes, oriundas de 33 países, a selecionada foi a Automa, startup brasileira, que apresentou o projeto de Identificação de Perdas Não-Técnicas através de uma solução customizada e integrada de Gêmeos Digitais, que se fundamenta no uso de drones, visão computacional e inteligência artificial.

De acordo com a empresa, nesta edição a atenção dos projetos foi voltada para a área de Redes do Grupo, principalmente no Brasil, onde o desafio de detectar e reduzir as perdas é especialmente complexo. Ao instalar medição em seus alimentadores, sensores inteligentes, medidores inteligentes e outros elementos de rede, a Neoenergia conseguiu reduzir significativamente as perdas não técnicas nas suas áreas de concessão no país, mas continua à procura de mecanismos adicionais que lhe permitam melhorar ainda mais nesse aspecto e acredita que o programa apoiará com novas ideias e soluções no combate as perdas.

O prêmio para a Automa será a assinatura de um acordo de colaboração e teste com o Programa Internacional de Startups Iberdrola (PERSEO), que oferecerá o pagamento de despesas e suporte técnico, além de facilitar um ambiente para testar a solução, com acesso a equipamentos, equipes, infraestruturas, locais de alta tecnologia e áreas de trabalho conjunto. A empresa também será incluída no processo de adesão ao novo centro de inovação em redes inteligentes da Iberdrola, o Global Smart Grids Innovation Hub, podendo ser beneficiada com serviços, atividades e recursos da nova plataforma indutora da inovação.