A EDP Ventures vai investir 100 milhões de euros (mais de R$ 500 milhões) até 2025, em nível global, em soluções que possam ter impacto no seu negócio. O aporte será realizado em startups cuja viabilidade já foi comprovada e que tenham desenvolvido soluções para dar resposta aos desafios das alterações climáticas e da transição energética.

A empresa informou que está em busca de startups em fase scale-up – com provas de conceito sobre o seu modelo de negócio já realizadas e aptas a escalar suas atividades. Para isso, a EDP Ventures vai participar de rodadas de investimento em séries B, quando uma startup já tem um modelo de negócio implementado com sucesso e receitas expressivas, e poderá investir também em séries C, modelo no qual as empresas buscam financiamento adicional para ajudá-las em seu desenvolvimento, mas sem abandonar sua abordagem tradicional de investimento em startups em fase Seed e séries A. A EDP prevê investir até 10 milhões de euros por empresa.

De acordo com a empresa, este compromisso está alinhado com seu Plano Estratégico até 2025, que prevê a duplicação da capacidade da EDP em energia eólica e solar, além do desenvolvimento de redes cada vez mais eficientes e a criação de mais soluções de sustentabilidade para famílias e empresas. Para alcançar estes objetivos, houve aumento do investimento em inovação, determinante para encontrar as tecnologias e soluções necessárias para fazer face aos desafios das próximas décadas. A aposta da EDP concentra-se em novas tecnologias baseadas em energias renováveis, soluções de armazenamento e de flexibilidade, modernização e otimização de ativos de geração e distribuição, assim como geração distribuída, mobilidade elétrica, hidrogênio verde e descarbonização.