O grupo tecnológico Wärtsilä anunciou a inauguração de workshop especializado em serviços de reparo de gearbox para turbinas eólicas. Este é o primeiro centro de serviços dedicado a este fim, com bancada de teste em carga, em toda a América Latina e está localizado em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, região Nordeste do Brasil. A escolha pela localização no Nordeste é estratégica, pois é onde grande parte de turbinas eólicas opera devido à forte incidência de ventos.
Segundo a empresa, o grande diferencial do workshop, a bancada de teste é composta por dois motores AC de 1,5MW e um gearbox utilizado para simular o torque em operação. Com esse setup é possível testar o equipamento reparado com a carga total de operação, ou parcial, a depender da potência de cada modelo. O recurso de teste auxilia na identificação de possíveis falhas antes que ocorra a montagem da caixa multiplicadora na turbina eólica.
Além de estar em sinergia com o propósito de impulsionar a transição energética, para a Wärtsilä, outra vantagem de instalar um workshop desse tipo no Brasil é poder contribuir para criar fluxos de receita para os donos de ativos. O Brasil possui mais de 20 GW distribuídos em mais de 10 mil turbinas, e a expectativa é atingir o marco de 25 GW em 2025. Pensando nisso, em 2018 a Wärtsilä assinou contrato de parceria com um dos principais fabricantes de gearbox do mundo para atender principalmente as demandas do mercado nacional.