Adecoagro realiza a primeira emissão de certificados GAS-REC no Brasil

A transação de 'Certificados de Gás Natural Renovável' para empresas faz parte das estratégias da companhia para contribuir com a redução de emissão de metano

A Adecoagro, empresa de alimentos e produção de energia renovável, anunciou a primeira transação de Certificados de Gás Natural Renovável, os chamados GAS-REC, para a Metso Outotec. Ao todo, foram emitidos 25 mil certificados nesta primeira negociação, que correspondem a 1 milhão de BTU por certificado (equivalentes a 29,4Nm³ de metano).

A planta de biogás da Adecoagro, instalada na Usina Ivinhema no Mato Grosso do Sul em parceria com a Methanum, foi a primeira unidade do Brasil a ser certificada pelo Instituto Totum no Programa de Certificação de Gás Natural Renovável. Este programa realiza o sistema de rastreamento por meio de entradas e saídas, e assegura que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano.

De acordo com a Adecoagro, a fabricação de biogás é realizada através da vinhaça concentrada, destinada a um aquecedor que troca calor com a água da turbina de condensação, gerando menor consumo de vapor e uma exportação de energia adicional de 6 mil MWh/ano. A companhia conta ainda com um acordo com a GEF Biogás Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com foco em iniciativas de interesse da área agroindustrial relacionadas à produção de biogás.