A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou a recondução de Hélvio Neves Guerra e as indicações de Agnes da Costa, Fernando Mosna Ferreira da Silva e Ricardo Lavorato Tili para a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica. Os quatro foram sabatinados nesta quarta-feira, 6 de abril, mas ainda terão de ser confirmados pelo plenário da casa, que tem reunião deliberativa a partir das 16h de hoje.

Além dos indicados da Aneel, a comissão aprovou os quatro nomes encaminhados pelo governo para a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis: Fernando de Moura Alves, Claudio Jorge Martins de Souza, Daniel Maia Vieira e Symone de Santana Araujo.

Na noite da ultima terça-feira, 05, a CI já tinha aprovado Sandoval Feitosa para a Diretoria-Geral da Aneel. O servidor concursado e diretor da agência vai substituir André Pepitone, cujo mandato termina em agosto.

Engenheiro eletricista com uma longa carreira acadêmica, passagens como superintendente da Aneel e como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Hélvio Guerra exerce atualmente mandato tampão como diretor da autarquia e é um dos mais conhecidos entre os quatro candidatos.

Agnes da Costa também fez carreira no setor, onde exerce atualmente o cargo de chefe da Assessoria Especial de Assuntos Regulatórios do MME. Ela tem participado ativamente das discussões relacionadas à modernização.

Fernando Ferreira é procurador federal da Advocacia Geral da União cedido ao gabinete do senador Marcos Rogério (União-RO), onde participou da consolidação da proposta do novo modelo comercial do setor elétrico, estabelecido no PLS 232 (que tramita na Câmara como PL 414).

Ricardo Tili é advogado, com passagem pela Companhia Energética da Rondônia. Ele exerce atualmente o cargo de diretor de Regulação e Comercialização de Energia da Eletronorte.