A Neoenergia instalou uma nova tecnologia que utiliza informações da rede para, de forma automatizada, ajustar a tensão e o fator de potência para o patamar ideal, razão pela qual é conhecida no setor como controle de Volt/VAr (unidades de medida de tensão e energia reativa). O Sistema AIRq (Automação Inteligente de Redes de Qualidade de Energia) foi implantado em modelo piloto nos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, em São Paulo, região que tem recebido investimentos robustos da empresa em modernização de redes, por meio do projeto Energia do Futuro.
A empresa destacou que o automatismo em equipamentos de redes proporciona cada vez mais qualidade para os clientes e, por isso, tem focado nos investimentos dessa área. Agora, com o controle Volt/VAr através do Sistema AIRq, será possível trazer benefícios diretos para os clientes, além de mais eficiência energética e redução de perdas técnicas. Para operar o Sistema AIRq, foram instalados painéis em reguladores de tensão e bancos de capacitores, que ficam localizados nos postes.
De acordo com a Neoenergia, com esses painéis, é possível transmitir os dados sobre a tensão e fator potência a um servidor central, que tem a visão global da rede. A partir dessas informações, de forma automatizada, são realizadas manobras para que os níveis de tensão e reativos estejam constantemente nos melhores patamares. A tecnologia começou a operar em 20 alimentadores e 46 equipamentos.