O Brasil terá, ainda esse ano, seu primeiro laboratório para avaliação de requisitos de segurança e desempenho de baterias veiculares. O resultado é fruto de um memorando de entendimento entre o Inmetro, a PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio do Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica), e o organismo Coreano de Certificações PCN Latam.

Durante o evento Expo Dubai 2020, o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, avançou na concretização do projeto. Foi assinada uma carta de intenção com o Korea Testing Laboratory (KTL), um dos laboratórios mais avançados do mundo para ensaios de produtos. A parceria prevê a transferência de metodologias de testes em baterias de veículos elétricos para assegurar que os veículos comercializados no Brasil tenham baterias seguras e de qualidade. De acordo com o Inmetro, o laboratório será privado e contará com seu apoio e expertise, que já mobiliza os principais players nacionais.

No Brasil, o laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos deverá entrar em operação em novembro de 2022, no Campus da PUC/RS, no Parque Científico e Tecnológico TECNOPUC em Porto Alegre. O espaço contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias dos veículos elétricos.