A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou o Rating Nacional de Longo Prazo da Eneva de ‘AA+(bra)’ para ‘AAA(bra)’ e com perspectiva estável. A ação se apoia no contínuo fortalecimento do perfil de negócios, sustentado por maior diversificação de ativos e fontes de geração de energia, além do incremento de receitas fixas, menores riscos de construção e eficiência para repor reservas de gás, mesmo em cenários de elevado nível de despacho.

Outro ponto de análise é da expectativa de que a empresa seguirá fortalecendo sua escala e sua geração operacional de caixa nos próximos anos, com a entrada em operação em 2022 dos projetos térmicos Azulão-Jaguatirica e Parnaíba V, além do complexo solar Futura I, reduzindo seus níveis de endividamento bruto através de fluxos de caixa livre (FCFs) positivos a partir de 2023.

A classificação da Fitch reflete o favorável modelo de negócios e a destacada posição da Eneva no segmento de geração termelétrica, com contratos de longo prazo para venda de parcela significativa de sua energia e suprimento interno de gás natural, sua principal matéria-prima.

A avaliação considera ainda a relevante intensidade de capital de seus negócios e um forte ciclo de investimentos em 2022 e 2023, mantendo sua alavancagem líquida abaixo de 4,0 vezes no pico dos aportes nesse ano, e inferior a 3 vezes a partir de 2023. A posição de liquidez e elevada flexibilidade financeira continuam e atuam como importante proteção do crédito.