Weg instala eletroposto off-grid em fábrica da BMW

Projeto integra geração solar, estação de recarga e armazenamento por meio de baterias de lítio em unidade catarinense

A multinacional catarinense Weg instalou uma estação de recarga off-grid para veículos elétricos na fábrica da BMW em Araquari (SC). O sistema é coberto por painéis fotovoltaicos e permite novas cargas a partir da energia gerada pelo sol e armazenada em baterias de segunda vida oriundas de carros da montadora alemã e fornecidas pela Energy Source.

O diretor superintendente da Weg Automação, Manfred Peter Johann, destacou que o projeto Carport Solar Off-Grid promove o conceito do sol para a roda (Sun to Wheel) para uma recarga rápida sem o uso de energia da malha de distribuição, ainda que possa também ser conectada. “Quando as baterias estão 100% carregadas é possível também exportar o excedente da energia da rede”, complementa.

Por sua vez a BMW Group Brasil reafirmou sua estratégia para o mercado brasileiro, “acreditando que o país possui profissionais qualificados e potenciais para liderar a transformação da indústria da mobilidade elétrica”. Neste ano a fabricante terá cinco modelos de elétricos no país: BMW i3, iX3, i4, iX e MINI SE.