Carga desacelera e ONS prevê expansão de 2,3% em abril

Expectativa é de que no SE/CO seja verificado nível de 68,2% nos reservatórios enquanto no Sul a previsão é de 70% e acima de 95% no Norte e NE

A revisão semanal do Programa Mensal de Operação de abril mostra uma desaceleração da carga. A nova projeção do Operador Nacional do Sistema Elétrico é de que seja verificado um aumento de 2,3% na comparação com o mesmo período de 2021. Na semana passada a estimativa era de expansão de 3,7%. O destaque continua a ser verificado no Sudeste/Centro- Oeste com alta de 5,2%, no Nordeste está outra alta, de 0,4%. Nos dois outros submercados o sinal é contrário, queda no Sul de 1,7% e no Norte de 5,5%.

Já a previsão de vazões continua na mesma linha do início do mês com o SE/CO na casa de três quartos da MLT. É esperado que a energia natural afluente no maior submercado fique em 73% da média. No Sul está o maior volume com 189%, seguido do Norte com 105% da média histórica das vazões. No NE está o menor volume, mas já aumentou em relação à estimativa inicial, a ENA projetada é de 58% da média.

O volume nos reservatórios do SIN volta a mostrar o SE/CO com o pior nível entre os quatro submercados com 68,2% ao final de abril. No Sul que recentemente mostrava um nível crítico, deverá fechar o período com 70%. No Norte e no NE a expectativa é de que os níveis fiquem acima de 95% no último dia deste mês.

Assim, o custo marginal de operação médio para a semana operativa está mais baixo. No Sul e no Norte continua zerado e no SE/CO recuou a R$ 6,48/MWh tendo a carga leve zerada. Na pesada e média o valor está na faixa de R$ 14/MWh.

Com o fim do comando do CMSE de despacho térmico fora da ordem de mérito que vigorou até final de março a estimativa é de que o volume de geração dessa fonte fique em 3.824 MW médios, sendo 3.784 MW médios por inflexibilidade e mais 40 MW médios por restrição elétrica.

Segundo o documento do ONS, houve chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, na incremental a UHE Itaipu e precipitação de intensidade fraca no Paranapanema. As bacias hidrográficas da região Norte permaneceram com a condição de pancadas de chuva em pontos isolados. Já para a semana que começa neste sábado dia 9 de abril, deve ocorrer chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, na incremental a UHE Itaipu e precipitação de intensidade fraca no Paranapanema, Tietê e em pontos isolados do Grande. A condição de pancadas de chuva permanece nas bacias hidrográficas da região Norte.