A FazSol, joint venture formada pela japonesa Shizen Energy e a Espaço Y, fechou um contrato com a Órigo Energia para a construção de 17 fazendas solares em diferentes localidades do Brasil. Juntos, os empreendimentos somam 33,4 MWp de capacidade instalada, com produção estimada em 65 GWh anual. A previsão é que os projetos sejam concluídos ainda em 2022.
Os parques solares serão construídos no Distrito Federal (4 locais), Minas Gerais (2 em Vazante) e Ceará (4 em Mombaça, 4 em Independência, e 3 em Pedra Branca), localização dos clientes da Órigo Energia e para os quais será fornecida a energia produzida. Esses clientes receberão a energia por meio de um sistema remoto de geração distribuída compartilhada.
Considerando as 17 fazendas solares negociadas e mais 8 em operação, o grupo Shizen Energy e o Espaço Y, por meio da FazSol, já têm parceria em um total de 25 projetos no Brasil. Somando os 8,6 MWp em operação atualmente e os que serão viabilizados com esse acordo, a joint venture alcançará 42 MWp de capacidade no País.