Tendo em vista o aumento da demanda futura, a Cemig planeja a construção de uma nova subestação em Araguari (MG), a SE Araguari 4, com capacidade de 50 MVA e 12 novos circuitos urbanos de rede de média tensão, que representa um aumento de 100% da oferta de energia elétrica para o município. A construção da SE Araguari 4 e de linhas de distribuição, necessárias para sua interligação ao sistema elétrico de alta tensão existente, faz parte do programa de investimentos da empresa para o período de 2023-2027 e demandarão recursos na ordem de R$ 90 milhões.
O investimento é parte do Programa Mais Energia, que compreende a construção de diversas subestações de energia elétrica no período de 2018 até 2027, além de novas linhas de distribuição e ampliação e digitalização das subestações existentes.
Atualmente o fornecimento de energia para o município de Araguari é feito por meio da SE Araguari 2, que possui capacidade de 50 MVA e 10 circuitos urbanos de média tensão em 13.800 volts, que são responsáveis por distribuir a energia pela cidade. O sistema elétrico existente é compatível com a demanda, considerando o montante de energia consumida atualmente no município.
O novo empreendimento está em fase de elaboração de pré-projetos de engenharia e estudos fundiários, necessários para o detalhamento do escopo, custo e prazo de implantação das obras. Após a realização dos estudos, serão iniciadas as etapas de aquisição de equipamentos, licitação e execução das obras.