Aneel autoriza operação comercial e em teste de UFV e PCH

A agência reguladora decidiu ainda suspender a operação comercial de UG da CGH Lavras e CGH Ilhéus

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a operação em teste, a partir de 06 de abril, de unidades geradoras da UFV São Gonçalo 17, que totalizam 7,1 MW de capacidade instalada. A usina de titularidade da Enel Green Power está localizada no estado do Piauí. Para operação comercial, a Agência Reguladora liberou, a partir de 13 de abril, a UG1, de 14,7 MW de capacidade instalada, da PCH Foz do Estrela, localizada no estado do Paraná.

A Aneel decidiu ainda suspender a operação comercial de unidades geradoras da CGH Lavras e CGH Ilhéus. De acordo com Despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13, as condições de operação comercial de uma usina exige que suas unidades geradoras estejam em plena disponibilidade para o sistema elétrico, fato que não se observa na CGH Lavras e na CGH Ilhéus. Ressalta-se também que a suspensão da operação comercial não possui viés punitivo. Caso a Aneel entenda que as situações de anomalias apresentadas em si e suas consequências se deram por culpa do agente outorgado, poderá instaurar um processo punitivo específico.

Ainda de acordo com a publicação, o processo está em condições de ser concluído pela SFG com vistas a suspender de forma retroativa a operação comercial da Unidade Geradora UG01 da CGH Lavras do período entre 29 de maio de 2020 a 20 de março de 2022 e das UG01 a UG04 da CGH Ilhéus do do período entre 19 de agosto de 2021 a 20 de março de 2022.