A Enel Brasil e o governo do estado da Bahia assinaram na última terça-feira, 12 de abril, um Memorando de Entendimento para a realização de estudos de viabilidade técnica, comercial, jurídica e financeira para o futuro desenvolvimento de projetos de produção de hidrogênio verde pela Enel Green Power Brasil.
Com duração inicial de um ano e possibilidade de prorrogação, o memorando de entendimentos foi anunciado durante o lançamento do “Plano Estadual para a Economia de Hidrogênio Verde na Bahia”. A parceria tem como objetivo unir esforços para analisar as premissas que influenciam na viabilidade de projetos de produção de hidrogênio verde no Estado, fomentando o futuro desenvolvimento de toda a cadeia produtiva na região.
A Enel disse acreditar no hidrogênio verde como uma ferramenta estratégica complementar e fundamental para acelerar a descarbonização, principalmente para atividades específicas da economia que, por razões técnicas e econômicas, não podem adotar em seus processos produtivos a eletrificação a partir de fontes renováveis. Com base nos resultados da primeira etapa de estudos de viabilidade, a empresa definirá, a partir de critérios técnicos e de sua estratégia de negócios, potenciais projetos, seus investimentos e prazos para execução.
O memorando de entendimentos com o governo da Bahia é o primeiro documento deste tipo assinado pela Enel no país com foco em projetos de hidrogênio verde e faz parte dos esforços globais da companhia para estimular a viabilidade técnica e econômica deste tipo de solução nos países em que está presente.