As vendas de veículos eletrificados leves no Brasil aumentou 115% no primeiro trimestre de 2022. De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos esse é o melhor de março da série histórica. Foram emplacadas 9.844 unidades, contra 4.582 no mesmo período de 2021. Esse segmento apresenta tendência inversa à do mercado total de vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, que caiu 25% na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2021 (374.533, contra 497.812, segundo a Fenabrave).
De acordo com a ABVE, os 3.851 emplacamentos de eletrificados do mês passado representam aumento de 106% sobre março do ano anterior (1.872) e de 12% sobre fevereiro de 2022 (3.435). Estatisticamente, o mês passado foi também o terceiro melhor mês de toda a série histórica, só superado por dezembro e agosto de 2021, que registraram 4.545 e 3.873 emplacamentos, respectivamente.
A entidade ressaltou em nota que “o desempenho do primeiro trimestre confirma o bom momento da eletromobilidade no Brasil, que entra no terceiro ano seguido de sólido crescimento”.
Com esses dados, a frota total nessa categoria no Brasil soma 86.986 veículos. E que mantendo-se a tendência atual, poderá chegar a 100 mil veículos já no final deste semestre.
Esses números referem-se à soma das vendas de automóveis, utilitários, SUVs e comerciais leves eletrificados, incluindo elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV).
Por segmento
Os híbridos e elétricos flex a etanol (HEV) fabricados no Brasil responderam por 3.851 unidades em março. Somados, os HEV a etanol, gasolina e diesel chegaram a 73% das vendas em março (2.825 de 3.851) e a 68% no primeiro trimestre (6.711 de 9.844).
Já os veículos elétricos 100% a bateria (BEV) superaram pela primeira vez os elétricos híbridos plug-in (PHEV).Foram 519 BEVs emplacados no mês passado (13,5% do total de eletrificados), contra 507 PHEVs (13%).
Pela primeira vez também houve uma queda do total de PHEVs em relação ao mês anterior (507 em março, 689 em fevereiro). Os BEVs, por sua vez, seguem num crescimento lento e contínuo.
Apesar do avanço, a avaliação do presidente da ABVE, Adalberto Maluf, é de que ainda estamos muito atrasados em relação às principais áreas econômicas do mundo. Na Europa, cita ele, as vendas de elétricos plug-in (BEV e PHEV) chegaram a 19% do mercado em 2021. Na China, a 15%. Nos Estados Unidos, a 4%.
A análise da ABVE mostra que a participação de mercado dos veículos eletrificados vem aumentando no país. Em 2020 representou apenas 1% com 19.745 eletrificados contra uma frota total de 1.950.889 unidades, no ano passado ficou em 1,8% sendo 34.990, sobre 1.974.431 veículos. Até chegar no primeiro trimestre com 2,6% registrados no acumulado de 2022, os números são de emplacamentos reunidos pela Fenabrave e pela própria ABVE.