A Enel SP, a Enel X e o Governo do Estado de São Paulo entregaram na semana passada um trecho de iluminação inteligente no Parque Bruno Covas. São 60 pontos de iluminação LED inteligente em um trecho de 1,5 km na outra margem do Rio. A ciclovia integra um plano mais amplo da Enel e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País com tecnologias inovadoras

Com essa nova entrega, a área de lazer do Novo Rio Pinheiros conta com 628 pontos de iluminação distribuídos pelo parque e pela ciclovia Franco Montoro. Além dos pontos de iluminação inteligente, a iniciativa contempla outras tecnologias de ponta importantes na construção de cidades inteligentes, como Wi-Fi público em 2 km da ciclovia, sensores inteligentes que medem a velocidade do vento e monitoram a contagem de pessoas e bicicletas e câmeras de segurança. Em breve, o local será a primeira ciclovia com tecnologia 5G do país, melhorando ainda mais a experiência de conexão dos usuários.

A Enel também está instalando mais uma “árvore solar”, na ponte Estaiada, totalizando três na ciclovia. As outras duas estruturas ficam na altura da estação Cidade Universitária e outra na Jurubatuba. Os dispositivos possuem design semelhante a uma árvore natural e servem como ponto de carregamento com energia renovável para equipamentos como celulares e tablets. As estruturas possuem cerca de 3 metros de altura e pouco mais de 4 metros de largura e possuem cinco saídas USB. Devido ao seu formato, com cinco “folhas” em que estão as células fotovoltaicas e iluminação decorativa em LED, as árvores solares compõem de forma harmoniosa a paisagem.