A Braskem fechou um contrato de compra de energia eólica com a EDF Renewables do Brasil. O acordo será âncora para viabilizar a construção de um novo complexo eólico no sudoeste da Bahia, contribuindo para a instalação de novas fontes de energia renovável no Brasil. Esse acordo vai permitir à petroquímica obter energia por 20 anos, a partir de 2024.

A expectativa é que ocorra uma redução na emissão de gases de efeito estufa de cerca de 700 mil toneladas de CO2 pela Braskem por esse período, acelerando o uso das energias renováveis em sua matriz energética, alinhada com os objetivos de descarbonização e transição energética.

O contrato é o quinto de energia renovável de origem eólica ou solar de longo prazo que a Braskem firma em quatro anos e o segundo com a EDF Renewables. Com isso, foram alcançados mais de 150 MW med de energia oriunda destas fontes, que representam cerca de 30% do portfólio da energia elétrica comprada no Brasil.

A Braskem está perto de alcançar a marca estimada de 2,2 milhões de toneladas de CO2 em emissões evitadas. Os contratos vão contribuir para a meta de redução de 15% de emissões de Gases de Efeito Estufa de escopo 1 e 2 até 2030 e neutralidade de carbono até 2050.