A Aegea e Brasol entregaram quatro usinas solares no Oeste Solar Parque que vão atender ao consumo energético das operações da empresa de saneamento básico em Cuiabá (MT). Somados, esses projetos serão responsáveis por gerar 2,6 milhões KW ao ano. Com esses projetos, a Aegea já possui cerca de 50MWp de projetos de geração distribuída em operação e implementação em nove estados do Brasil.

O loteamento onde está localizado o projeto fica localizado no km 9 da Estrada da Guia, em Cuiabá, e tem 200 hectares. As usinas foram nomeadas como Águas de Poconé, Águas de Primavera, Águas de Sinop e Águas de Campo Verde e foram conectadas no dia 30 de março.

Brasol e Aegea assinaram contrato na modalidade Energia como Serviço (EaaS, na sigla em ingês) em agosto de 2021, onde a Brasol se comprometeu a investir 100% do capital de R$ 50 milhões, assegurando economia nos custos de energia.

A adoção de energia solar pela Aegea tem como um dos pilares a busca por fontes de energia renováveis como estratégia de proteção contra o aumento do custo e para atender às metas corporativas de sustentabilidade.