A Associação Brasileira de Energia Eólica apresentou nesta quinta-feira, 14 de abril, nova identidade visual e logotipo, frutos de um processo de modernização pelo qual vem passando nos últimos anos. Após ter recebido como associadas grandes empresas globais de eólica offshore, a entidade passa a se chamar Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias, oficializando na marca a atuação para o desenvolvimento da eólica offshore no Brasil, assim como o interesse das suas associadas em novas tecnologias.
De acordo com Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica, a nova marca representa um movimento que já estava em gestação há algum tempo, quando foi sentida a necessidade de adaptar a imagem da associação ao que estava sendo realizado no dia a dia. A entidade vem discutindo nos seus eventos a fonte eólica offshore há mais de cinco anos e esteve ativamente envolvida nas discussões públicas que resultaram no Decreto Nº 10.946, considerado um passo crucial para a segurança jurídica da fonte. Ainda de acordo com ela, nos últimos anos entraram como associadas grandes empresas globais de offshore, como Equinor, Ørsted, Ocean Winds, Total Energies, Qair, COP/CIP e Subsea7 e gigantes do setor de energia que estão investindo fortemente em transição energética para fontes renováveis, como é o caso da Shell. No quadro de associados há grandes empresas que atuam em eólica offshore em outros países, como Vestas, GE, Siemens Gamesa, Neonergia, Engie e EDPR, além de associadas que atuam hoje em onshore e têm se movimentado agilmente para fazer parte da cadeia offshore, como é o caso da Aeris.
Segundo a presidente da associação, houve ainda um levantamento que mostrou que cerca de 60% das associadas ou são empresas exclusivas de eólica offshore ou já atuam em offshore em outros países e têm interesse no mercado brasileiro ou são empresas que estão se preparando para participar desta nova cadeia produtiva – e isso inclui tanto empresas geradoras, como fornecedoras para a cadeia produtiva. Junto com esta mudança, decidiu-se incluir também ‘novas tecnologias’ na marca, por ter sido observado uma grande complementariedade no desenvolvimento da offshore com o hidrogênio verde e sistemas de armazenamento.
O Grupo de Trabalho da ABEEólica que discute e promove o desenvolvimento da eólica offshore no Brasil tem quatro anos de atividade, conta hoje com 72 empresas que se encontram com regularidade para debater os principais temas de avanço do setor, analisar atuação de outros países, estudar dados de relatórios globais, produzir conhecimento para uma cadeia que está em pleno desenvolvimento e promover cooperação com embaixadas e consulados de países como Reino Unido, Dinamarca, Noruega Países Baixos, Alemanha, além de bancos de desenvolvimento, como Banco Mundial. As empresas do setor têm mostrado um grande dinamismo e já há mais de 100 GWs de projetos de eólica offshore em análise no Ibama.
O novo logotipo da associação foi desenvolvido pela agência “weare424.com”, com o objetivo de modernizar a representação gráfica usada há 20 anos, sem perder o movimento básico das linhas que, no logo antigo, significavam o movimento do vento, mas trazendo mais clareza para a ampliação dos trabalhos da associação nos últimos anos. Segundo Fernando Bacheschi, CEO da “weare424.com”, foram buscadas referências na natureza e a ideia foi representar, no já conhecido desenho da ABEEólica, tanto os ventos onshore, na linha verde, como os offshore, na linha azul representando o mar, mostrando a união entre eles, num traço leve e mais atual. Além da nova marca, a associação também está colocando no ar hoje seu novo site, reformulado pela Olivas Digital.