A 2W Energia, primeira empresa que possui o “Selo de Confiança da B3”, anunciou nesta segunda-feira, 18 de abril, que no segundo semestre de 2021 passou pela auditoria da BSM Supervisão de Mercado.

De acordo com a companhia, a verificação atestou a conformidade da 2W nos principais requisitos de governança no mercado, exigidos pela B3. Embora esteja prevista no regulamento do Selo, nenhuma outra empresa do setor passou pela auditoria até o momento.

Diante deste cenário, a empresa reforça sua atuação responsável e transparente no mercado de energia livre. A adesão ao Selo de Confiança da B3, conquistado pela 2W Energia no ano passado, foi voluntária.

“Para nós da 2W é uma satisfação muito grande ser a primeira empresa do setor elétrico a ser auditada pela BSM. Os resultados desta iniciativa reforçam que a mudança que estamos propondo no mercado de energia é sustentável e baseada em uma atuação com boa governança e responsável”, afirma Cláudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

O Selo de Confiança da B3, lançado no final de 2020, conta hoje com 14 agentes cadastrados e foi criado com o objetivo de auxiliar os agentes no seu monitoramento de risco. A ferramenta permite que os agentes (comercializadoras, consumidores, geradores) tenham acesso à sua exposição de risco em energia, de forma individual, além de nível de selo e status (aderente ou não aderente) dos demais agentes, podendo, com isso, aprimorar sua gestão de risco de inadimplência da contraparte no mercado livre de energia.

Segundo a superintendente de Produtos da B3, Ana Beatriz de Mattos, a B3 realiza diariamente um trabalho minucioso para o cumprimento dos requisitos do Selo, descritos no Regimento do produto. “Ter essa camada de validação independente no processo de monitoramento é essencial para a credibilidade não apenas do Selo de Confiança da B3 para o mercado de energia, mas também das empresas que buscam esse caminho”, explicou.