O acordo de cooperação assinado no primeiro trimestre deste ano entre a Absolar e o Governo do RJ gerou novos recursos para apoiar os projetos de energia solar e alavancar investimentos do setor, inserindo o estado na rota da geração de energia limpa. O governo do estado irá disponibilizar R$ 80 milhões, que ficarão em um fundo que está sendo estruturado pela AgeRio e, além de beneficiar produtores rurais, escolas, hospitais e casas populares, poderão ser utilizados no programa de revitalização dos condomínios industriais que será lançado em breve pelo governo.
A iniciativa foi acertada em reunião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais com representantes da Absolar, das concessionárias Light, Enel e Energisa, da Codin e AgeRio, além de empresários do setor. O acordo visa a atrair novos investimentos para o território fluminense, gerar mais empregos e renda para a população e estimular o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios para empreendedores, além de ampliar o acesso da energia solar a consumidores residenciais, setores produtivos, agronegócio e setor público do estado do Rio de Janeiro.
Segundo dados da entidade, o estado do Rio de Janeiro possui atualmente 342,8 MW em operação de energia solar nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. A região possui 41.389 conexões operacionais, espalhadas pelos 92 municípios do estado. Atualmente, são 48.930 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.