Com investimento de R$ 33,6 milhões para realização de estudos e projetos voltados ao desenvolvimento do setor elétrico, o Ministério de Minas e Energia e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica firmaram convênio que prevê a realização de quatro projetos envolvendo consultorias, estudos e serviços técnicos destinados a reforçar a capacidade de monitoramento e controle do setor de energia. O acordo foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 20 de abril.
O objetivo da parceria é desenvolver softwares e aplicativos para melhorar o desempenho e integração dos sistemas, além de implementar o simulador de cálculos e estudos sobre os mecanismos de formação de preços. Os trabalhos serão realizados por meio do Projeto Meta, conduzido pelo MME, e que tem como objetivo contribuir para ampliar e consolidar avanços nos setores de energia e mineração, dando apoio à competitividade e crescimento econômico sustentável do País, assim como à modernização institucional desses setores.
O Projeto Meta decorre de acordo de empréstimo do MME com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), num montante total de US$ 38 milhões em investimentos. A ação fortalece o papel de coordenação ministerial, já que os participantes, como a CCEE, não desembolsam contrapartidas financeiras e atuam em conjunto com o MME para o sucesso do projeto.