A Cemig e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) assinaram contrato para fornecimento de energia no mercado livre com condições que resultarão em grande economia de custos na aquisição de energia elétrica. A Codau escolheu a Cemig, como seu fornecedor no mercado livre, por ter apresentado a melhor oferta de preços no segmento, além de fornecer todo apoio técnico na migração e o certificado de energia renovável.
A Codau é responsável pelos serviços de saneamento para cerca de 340 mil pessoas que vivem em Uberaba, e as condições oferecidas pela Cemig viabilizaram uma economia prevista de cerca de R$ 20 milhões. De acordo com a Cemig, diversos clientes do poder público têm buscado a companhia para melhorarem seus custos e poderem assegurar que estão utilizando energia renovável em suas instalações. Conforme regulação do setor elétrico, os consumidores atendidos com tensão superior a 2,3 kilovolts e carga maior que 500 kW são elegíveis ao mercado livre.
A partir de uma pesquisa sobre o perfil dos consumidores de energia, a Cemig desenvolveu a possibilidade de contratação de energia com condições específicas para as empresas e órgãos públicos. Sobre a quantidade de energia mensal, o produto entrega o que o consumidor precisa, sem necessidade de consumo mínimo ou limite de volume. O preço é um percentual do que representaria o custo no mercado regulado, o que garante, todo mês, uma economia em relação ao fornecimento pela distribuidora.