O que o passado pode dizer sobre o futuro das energias renováveis? O crescimento acelerado de energias renováveis e a diversificação da matriz energética brasileira, especialmente a energia solar e eólica, é o tema abordado no novo Boletim da Climatempo, que já está disponível na Biblioteca do Portal CanalEnergia.
Para se definir a climatologia de determinada região, utilizam-se normas climatológicas, nos quais são definidas pelos valores médios calculados para um período relativamente longo e uniforme, compreendendo no mínimo três décadas consecutivas. Atualmente, o período de 1991-2020 é considerado como a média climatológica oficial mais recente.
De acordo com o boletim, ainda que uma matriz energética diversificada e renovável seja excelente para o Brasil, é evidente que quando estamos falando especialmente de energia eólica e solar, é muito importante conhecer o histórico das variáveis de interesse, seja vento, temperatura, radiação solar ou até chuva. O conhecimento e acompanhamento dessas informações auxilia na tomada de decisão durante planejamento dos parques em si e também dá suporte ao planejamento da previsão de geração de energia.
Para saber mais detalhes desse boletim ou de todos os outros, acesse o portal da Climatempo e nossa Biblioteca, além de acompanhar as novidades, toda quarta-feira, ao vivo, no CanalEnergia Live.