State Grid consegue LI para LT Silvânia-Trindade

Serão investidos R$ 476 milhões em empreendimento, primeiro a conseguir autorização por novo sistema de licenciamento goiano

A State Grid Brazil Holding obteve em abril a licença de instalação para o empreendimento da Linha de Transmissão 500kV Silvânia – Trindade, com antecipação de um ano em relação ao previsto no contrato de concessão. O projeto foi o primeiro a obter a licença de instalação no modelo trifásico conduzido pelo Sistema Ipê da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Goiás. O sistema tem por objetivo a otimização do trâmite dos processos de licenciamento.

De acordo com Ricardo Felix, diretor de Saúde e Meio Ambiente da companhia, a empresa tem muito orgulho de ser precursora no uso do módulo do sistema da Semad-GO, que permite o licenciamento trifásico a partir de uma matriz de impacto inteligente, relevante, relacionando automaticamente as ações impactantes, aspectos, impactos e medidas ambientais, otimizando os prazos de licenciamento. O diretor aponta que o ganho não é somente para o empreendedor ou para o órgão ambiental licenciador, mas sim para a sociedade.

A agilidade do processo de licenciamento é comemorada também pela Semad, que informa que atualmente, 52% dos pedidos são atendidos em menos de 15 dias e 23% em período inferior a um mês. O subsecretário de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Semad, José Bento da Rocha, lembra que o sistema garante a segurança e respeito ao meio ambiente, com um olhar voltado para o acompanhamento de todo o processo de licenciamento, que vai desde a concessão até o período pós licença.

A Silvânia Transmissora de Energia é um empreendimento que visa reforçar a segurança e a confiabilidade da transmissão de energia em Goiás e em todo o Sistema Integrado Nacional. Trata-se de uma concessão com prazo de operação de 30 anos, que teve seu contrato formalizado em maio de 2021, e com prazo de implantação de até 36 meses. A estimativa é que sejam investidos R$ 476 milhões, com geração de cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos na região, além da previsão de contratação de bens e serviços locais.

A linha de transmissão principal em tensão 500 kV irá conectar a Subestação Trindade, já existente, e a Subestação Silvânia, a ser construída, em um trecho de cerca de 153 km. Também serão implantados trechos de conexão com a LT 500kV Samambaia-Emborcação, com 16 km de extensão; e com a LT 500kV Samambaia-Itumbiara, com 8,3 km. Todas as estruturas situam-se no estado de Goiás, cruzando os seguintes municípios: Trindade, Goianira, Santo Antônio de Goiás, Brazabrantes, Nova Veneza, Goiânia, Nerópolis, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia e Luziânia.