Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Focados em gerar energia limpa, principalmente com fonte solar, a startup Metha Energia resolveu diversificar o modal e investir em usinas de biogás. A partir dessa ideia, surgiram as primeiras conversas com a Asja, empresa italiana de energia renovável, e juntas, através de uma parceria, as empresas mostraram que é possível gerar energia limpa até mesmo a partir do lixo acumulado em aterros sanitários.

Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, a usina de biogás, que está instalada em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, e entrou em operação em janeiro de 2022, será capaz de fornecer energia limpa para até 13 mil residências e possui capacidade de produção de 2,8 milhões kWh/mês, além da redução de emissão de 105.875 toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

 (Divulgação: Metha Energia)

De acordo com Victor Soares, cofundador e CEO da Metha Energia, a usina funciona 24 horas por dia e independe de variações climáticas, sendo assim, é capaz de produzir acima de 90% de sua totalidade. Todo o processo inicia-se pela decomposição natural do lixo que produz o biogás. Este biogás é captado e transformado em energia elétrica, enquanto o chorume é drenado para uma estação de tratamento. A energia gerada é injetada na rede de distribuição da Cemig, que devolve em forma de créditos. Agora, parte dessa produção de energia será destinada também ao consumidor residencial.

Com a expansão de sua capacidade de geração, a Metha Energia poderá proporcionar descontos de até 15% na conta de luz para mais clientes. Os consumidores que são cadastrados no site da empresa recebem o desconto diretamente da fatura da distribuidora. Quem ainda não faz parte do programa de descontos e tem interesse em participar, basta fazer o cadastro no site www.methaenergia.com.br. O serviço é gratuito, regulamentado pela Aneel, e não necessita de alterações na instalação elétrica e nem de aquisição de equipamentos. Victor Soares destacou que a empresa pretende expandir o projeto das usinas à biogás e já está em contato com outros aterros para viabilizar novos projetos em todo o Brasil.