Com uma rede composta aproximadamente 400 farmácias distribuídas por dez estados brasileiros, a Extrafarma fechou uma contratação anual de 5,6 GWh com a GreenYellow, que está construindo uma fazenda solar na cidade de Cedro (CE) para honrar o compromisso. O recurso gerado será injetado na rede da distribuidora local que abastece 89 lojas da farmacêutica no Ceará, as quais representam 98% das lojas no estado.

O contrato, com investimento realizado pela multinacional francesa, é composto pelo aluguel da usina, operação e manutenção, com vigência de 10 anos. O acordo envolveu a implementação da UFV, que conta com 2.520 painéis e tem capacidade instalada de 2,6 MWp, suficiente para suprir o consumo anual de mais de 2,8 mil residências.

A empresa de varejo farmacêutico já vinha trabalhando com geração distribuída desde 2020, quando contratou pela primeira vez a energia equivalente ao volume gerado em usinas solares. “Esta é a quarta usina conectada e que faz parte dos contratos de fornecimento assinados para o Ceará, Pará, Maranhão e Pernambuco.”, afirma o gerente executivo de engenharia e expansão da Extrafarma Rodrigo Reis.