Eólica e UTE podem iniciar testes de 37,7 MW de capacidade instalada

EOL Afonso Bezerra III e IV operam 46,2 MW e UTEs Termoceará e Três Lagoas tem operação suspensa

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a operação em teste, a partir de 3 de maio, de unidades geradoras da EOL Ventos de São Vitor 6, que somam 31 MW e estão localizadas no estado da Bahia. Foi liberada também a UG1, com 6,7 MW, da UTE Oleoplan Veranópolis, localizada no estado de Rio Grande do Sul.

Para operação comercial, a Aneel autorizou unidades geradoras das eólicas Afonso Bezerra III e IV, que juntas somam 46,2 MW de capacidade instalada e estão localizadas no estado do Rio Grande do Norte.

A superintendência de regulação da Aneel decidiu ainda negar as solicitações da Petrobras relativas à suspensão da operação comercial de unidades geradoras das Termelétricas Termoceará e Três Lagoas, e determinar à CCEE, em interação com o ONS, o reprocessamento do ressarcimento devido pela UTE Termoceará aos compradores do 1º Leilão de Energia Nova, de 2005, para o período entre 19 de setembro e 31 de dezembro de 2020, de forma a considerar que parte da potência instalada dessa usina estava com a operação comercial suspensa.