Engie inicia venda de I-RECs em plataforma digital

Certificados de energia renovável podem ser adquiridos por empresas com consumo anual de pelo menos mil MWh de qualquer ambiente de contratação

A Engie iniciou a venda digital dos certificados de energia renovável (ou I-RECs) a empresas com consumo de energia anual a partir de 1.000 MWh, que poderão adquirir os títulos diretamente na plataforma Energy Place, a partir de 2 de maio. Os I-RECs podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), no âmbito do programa brasileiro GHG Protocol.

A ideia da companhia de abrir a oferta a clientes que não fazem parte do mercado livre reafirma o compromisso de tornar menos complexas as transações que envolvem compra e venda de energia, ajudando pequenas empresas a avançarem nas metas e ambições ESG.

Além de colaborar com a estratégia de Carbon Net Zero, a iniciativa está alinhada ao processo de digitalização dos negócios da empresa. O e-commerce de energia, a plataforma criada em 2020, também provê informações, histórico de consumo e funciona como um canal de relacionamento e atendimento 100% digital.

Para a compra digital de I-REC, basta um cadastro simples na ferramenta e ter em mãos os dados de consumo para solicitar o orçamento. A conta é simples: cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica renovável e é emitido a partir da certificação da usina geradora – no caso da Engie, duas hidrelétricas estão habilitadas para a emissão.