A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jundiaí, SP, e a Sun Mobi, enertech especializada no modelo remoto de usinas compartilhadas a partir da tecnologia fotovoltaica, anunciaram uma parceria para ajudar a reduzir os gastos na conta de luz dos comerciantes da região. A proposta é ampliar o acesso à energia solar por assinatura para pequenos e médios negócios do município e trazer benefícios exclusivos para os membros da Câmara.

O serviço de assinatura de energia solar, que pode ser contratado da mesma forma como é feito com a internet ou a TV à cabo, é atualmente uma das grandes apostas de empresas de comércio e serviço, como restaurantes, padarias, açougues e mercados, entre outros, para fugir da inflação energética e das bandeiras tarifárias, já que permite o uso de uma fonte limpa, barata e renovável sem necessidade de investimento no telhado ou num pequeno terreno. A parceria, efetivada em março deste ano a partir da associação da Sun Mobi à CDL Jundiaí, garante isenção aos associados da entidade do serviço de diagnóstico de eficiência energética feito pela empresa aos clientes de assinatura de energia solar, que custa em torno de R$ 2 mil.

De acordo com as empresas, o consumidor que assina a energia solar recebe a eletricidade pelo próprio fio da CPFL Piratininga, que conecta as usinas fotovoltaicas da Sun Mobi localizadas em Porto Feliz (SP) e Araçoiaba da Serra (SP) nos locais de consumo. O assinante da Sun Mobi também recebe sem custos um aparelho de monitoramento do consumo de energia elétrica que avisa em tempo real o status de gasto de eletricidade. A ferramenta, que também incluí um aplicativo, emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerarem relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, justamente para auxiliar e conscientizar o consumidor para evitar desperdícios e reduzir seus gastos.