O modelo computacional Genesys (GENeration Evaluation SYStem), desenvolvido pela PSR para o NWPCC (Northwest Power and Conservation Council) foi utilizado oficialmente para preparar o recém-publicado 2021 Northwest Power Plan, um plano regional de expansão dos estados de Idaho, Montana, Oregon e Washington. O objetivo é equilibrar as necessidades energéticas e ambientais da região, com destaque na preservação dos benefícios da operação integrada energia e meio ambiente do Rio Columbia.

A consultoria brasileira ganhou a concorrência internacional para desenvolver este modelo, cujas especificações eram otimizar a operação do sistema de geração considerando detalhes operativos horários, interconexões elétricas com a Califórnia, outros estados da Costa Oeste e o Canadá, além da incerteza da produção eólica e hidrelétrica e restrições operativas e ambientais das hidrelétricas mais complexas do mundo, para milhares de cenários.

A solução proposta pela PSR baseou-se em três componentes: adaptação de seu modelo operativo estocástico SDDP; computação em nuvem com dezenas de milhares de processadores para realizar as análises em poucas horas; e um ambiente em nuvem, PSR Core, que integra entrada dos dados, execução dos modelos e análise gráfica de resultados com dezenas de terabytes.

O modelo foi amplamente testado e validado por cerca de um ano em conjunto com a equipe técnica do NWPCC e em apresentações para dezenas de empresas e agências da região, como a BPA e o US Army Corps of Engineers. Segundo Joaquim Garcia, que liderou o desenvolvimento dos algoritmos do Genesys, o êxito do projeto se deve à equipe multidisciplinar da consultoria, que alia o melhor da teoria matemática, computação de alto desempenho, infraestrutura em nuvem e ferramentas gráficas.

Já Mario Veiga, fundador e atual Chief Innovation Officer da PSR, entende que o modelo “ilustra a alta qualidade das ferramentas da PSR, que combinam modernas tecnologias computacionais e matemáticas, e que há mais de trinta anos tem sido exportadas para mais de setenta países de todos os continentes”.