As divisões de Hydro e Grid Solutions da GE Renewable Energy fecharam um contrato em conjunto para realizar a atualização tecnológica da usina Itaipu Binacional. O Consórcio CMI, liderado pela GE Hydro Solutions e composto pelas empresas paraguaias CIE e Tecnoedil, será responsável pela atualização da usina.
O projeto, considerado o maior já realizado nas instalações da hidrelétrica desde a sua inauguração, há quase 40 anos, está previsto para durar 14 anos e tem como objetivo principal a atualização tecnológica de Itaipu. A atualização será feita em equipamentos e sistemas de todas as 20 unidades geradoras, além de melhoras nos sistemas de medição, proteção, controle, regulação e supervisão da hidrelétrica.
De acordo com Cláudio Trejger, Presidente & CEO da divisão de Hydro da GE Renewable Energy para América Latina, a GE vai trabalhar para otimizar ainda mais as operações da usina, permitindo que a Itaipu Binacional aproveite ao máximo seus ativos e recursos e atenda à demanda por energia limpa nos dois países. Viveka Kaitila, Presidente da GE Brasil, se mostra orgulhosa por ter os times da empresa liderando a mais importante modernização já realizada em uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo. Ela lembra que a fabricante de equipamentos tem uma história com Itaipu desde o início, atuando na construção da usina.
Além da modernização das 20 unidades geradoras, o escopo geral de fornecimento da GE inclui o fornecimento de cubículos de média tensão, sistemas de gerenciamento de energia, tecnologia de automação, bem como a entrega de sistemas de proteção, controle e supervisão para as unidades geradoras, subestação GIS e as linhas de transmissão de 500 kV existentes, além de duas novas subestações GIS compactas para aumentar a confiabilidade dos serviços auxiliares elétricos da usina.
As obras deverão ocorrer até 2036 e a expectativa é de que ao final desse processo a usina estará atualizada tecnologicamente. A modernização de cada unidade levará em média 6 meses.