A Copel assinou uma carta de compromisso do Movimento Ambição Net Zero, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global que pretende colaborar para a redução de emissões de carbono. O movimento desafia e apoia empresas signatárias do Pacto Global para que estabeleçam metas robustas e com base na ciência a fim de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Coletivamente, o grupo tem a ambição de reduzir 2 Giga toneladas de CO2 em emissões acumuladas até 2030.
De acordo com o diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, Vicente Loiácono Neto, a agenda ESG na Copel tem avançado cada vez mais, abrangendo todas as áreas da empresa em um compromisso conjunto de combate aos efeitos da mudança do clima. Segundo ele, a estatal paranaense está evoluindo em direção à descarbonização, em especial com as metas atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários do setor elétrico brasileiro.
No Ambição Net Zero, as empresas trabalharão em frentes de engajamento da alta liderança, na construção de capacidades por meio de sessões técnicas e integração de especialistas, na sensibilização de parceiros internos e externos, no envolvimento da cadeia de valor, bem como no monitoramento e visibilidade das melhores práticas. O lançamento da iniciativa aconteceu no fim de abril, quando 150 empresas brasileiras já haviam assinado compromissos públicos com as iniciativas do Pacto Global.
Em 2021, a Copel elaborou seu Plano de Neutralidade de Carbono, que resultará na redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa e na compensação de emissões residuais do escopo 1 até 2030 para os ativos sob controle operacional da Companhia. A empresa conquistou nos s últimos dois anos o mais alto nível de certificação do Programa Brasileiro GHG Protocol.