A Casa dos Ventos lançou R$ 430 milhões em debêntures verdes, com prazo de 16 anos, para financiar parte da expansão do Complexo Eólico Rio do Vento. O Complexo tem investimento de R$ 4,9 bilhões, e conta, ainda, com o financiamento do BNDES e do BNB. Os títulos verdes são voltados para financiar projetos que trazem benefícios ambientais.
“O mercado financeiro, como reflexo da importância e da urgência da transição energética mundial, tem valorizado cada vez mais os títulos com atributos ambientais”, disse o diretor Financeiro da Casa dos Ventos, Ivan Hong. “As debêntures que estamos emitindo contribuem para viabilizar um projeto com impacto positivo comprovado e são uma oportunidade de investimento sustentável”, ressalta.
Vale destacar que as debêntures verdes receberam rating AA pela Fitch Ratings e serão negociadas na B3. Além da avaliação em relação às práticas ESG conduzida pelos times dedicados ao tema nas instituições financeiras, a emissão conta com parecer positivo de enquadramento como Título Verde concedido pela consultoria Sitawi, considerando o alinhamento com os Green Bond Principles, critérios estabelecidos pela International Capital Market Association (ICMA).
A oferta foi coordenada pelos bancos BTG Pactual (coordenador líder), Itaú BBA e BNDES. Esta é a primeira participação do banco público na coordenação de emissão de debêntures.