A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’ da terceira emissão de debêntures da controlada da Alupar, Ferreira Gomes Energia, no valor de R$ 210,9 milhões e com vencimento em dezembro de 2027. A perspectiva de avaliação é estável e reflete os contratos de venda de energia de longo prazo (PPAs) da hidrelétrica de 252 MW no Amapá a preços fixos e com contrapartes consideradas fortes.

As debêntures possuem fiança da holding, que pode ser liberada caso certas condições sejam atingidas (completion financeiro). São totalmente amortizáveis, seniores, pari passu com o financiamento do BNDES, possuindo conta reserva de seis meses para o serviço da dívida. No cenário-base, o covenant de índice de cobertura do serviço da dívida (Debt Service Coverage Ratio – DSCR) para a liberação da garantia é alcançado em 2025.

Na análise da Fitch um ponto positivo é a mitigação do risco de volumes úteis, devido à participação da empresa no Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) e à repactuação do risco hidrológico do produto SP92. Outra exigência para a liberação da garantia corporativa é a venda dos 39,9 MW médios atualmente contratados pela ACE Comercializadora, também controlada pela Alupar, para terceiros.

No cenário de avaliação de risco, a agência entende que o DSCR após 2026 é de 1,10 vez, o que é considerado fraco para o rating atribuído. Entretanto o bom desempenho histórico na gestão de energia do projeto, aliado à expectativa de manutenção da garantia corporativa, mitigam as métricas menores nos últimos anos da transação.