A Isa Cteep está apostando na inovação para alcançar sua visão de futuro no contexto da digitalização, descarbonização e descentralização do setor. Em 2021, a companhia investiu R$ 23,6 milhões em 21 soluções e projetos, por meio de recursos do Programa de P&D da Aneel, o que representa um aumento de 68% em comparação com o ano anterior.

A empresa destacou que em 2021 alcançou marcos importantes na evolução do setor, utilizando inovação e transformação digital para prestar um serviço cada vez melhor e contribuindo para a mitigação dos desafios ambientais. E ressaltou que a estratégia de inovação prevê investimentos alinhados à crescente necessidade de flexibilidade operativa na rede e ao aumento da produtividade e qualidade proporcionado pela transformação digital.

Entre as principais iniciativas inovadoras destacadas pela companhia estão: O primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro, que será instalado na subestação Registro (SP); a Subestação digital em Lorena (SP), a primeira do Sistema Interligado Nacional (SIN); Desenvolvimento do conceito de Subestação 4.0, por meio de estudos de requisitos e desempenho de um sistema de proteção, controle, automação e monitoramento da subestação, com implantação de um projeto piloto como plataforma de testes na subestação Jaguariúna (SP); Uso de drones incineradores de objetos que caem nas linhas de transmissão, como pipas e balões, para garantir maior segurança aos colaboradores; entre outras iniciativas.