As transmissoras Taesa e Isa Cteep concluíram a construção da Interligação Elétrica Aimorés, localizada no estado de Minas Gerais e formada pela linha de transmissão 500 kV Padre Paraíso 2 – Governador Valadares 6, com 208 quilômetros de extensão. O investimento realizado foi de aproximadamente R$ 425 milhões e a Receita Anual Permitida é de R$ 87 milhões para o ciclo tarifário 2021/2022. A IE, arrematada em leilão de 2015, foi construída pela Aliança Interligação Elétrica, consórcio envolvendo as duas empresas, cada uma com participação de 50%.
O empreendimento é considerado essencial para levar a energia das renováveis gerada no Nordeste para o Sudeste, região de maior consumo de carga, aumentando a confiabilidade e a segurança energética do País. Além disso, o projeto também traz reforço ao sistema de transmissão local, facilitando o escoamento interno da energia produzida no Sul da Bahia, equalizando oferta e consumo no estado.
As obras iniciaram em 2017 e geraram cerca de 1.200 empregos, com contratação expressiva de mão de obra local. Durante a construção, em locais com muita vegetação, os cabos da linha de transmissão foram lançados com o uso de drones, evitando o corte de mata nativa. Também foi doada uma área preservada de 237 hectares para ser agregara à Reserva Particular do Patrimônio Natural Mata do Passarinho, único local em que é encontrado o Entufado-baiano, uma das espécies de aves mais ameaçada do planeta.
De acordo com Luís Alessandro Alves, diretor de Implantação da Taesa, a expansão da malha de transmissão de energia é um dos aspectos mais importantes do setor atualmente. para ele, a inauguração de Aimorés contribui positivamente na segurança energética do país e reforça a confiabilidade do Sistema, contribuindo no escoamento e transporte da energia renovável gerada no Nordeste.
Segundo Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da Cteep, foi energizado mais um importante projeto para o sistema elétrico do Brasil, com a certeza que estamos avançando em nossa estratégia de expansão nacional com geração de valor sustentável, beneficiando a sociedade com a interligação de fontes geradoras de energias renováveis aos grandes centros de consumo.