A Vestas aderiu mais uma vez ao Programa Empresa Laço Amarelo, inciativa criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que visa conscientizar a população sobre as boas práticas de trânsito. A companhia trabalha com o DNIT e PRF na escolta do transporte de componentes eólicos, que requer um minucioso planejamento logístico, incluindo ainda uma empresa privada para acompanhar o trajeto.

De acordo com a Vestas, com o crescimento contínuo do setor eólico, a tendência é que haja um aumento do número de transportes e escoltas para garantir a segurança dos equipamentos e dos motoristas. Devido às suas dimensões, as pás eólicas, com 73,7 metros de comprimento, são transportadas por carretas especiais, com eixos direcionais e hidráulicos. Há ainda o deslocamento de hubs, nacelles e partes das torres, todos elementos igualmente grandes e pesados.

A adesão ao Programa Empresa Maio Amarelo é mais uma iniciativa de promoção de segurança da Vestas. A empresa investe em treinamento de segurança para todos os colaboradores, além de cursos específicos de acordo com suas áreas de atuação. A Vestas também organiza workshops para seus stakeholders internos e externos sobre segurança em várias áreas, incluindo a de transportes.