EDP firma parceria para fornecimento de até 100MWp em energia solar

Faurecia, da indústria automobilística, escolheu a empresa para desenvolver instalações solares de autoconsumo em mais de 60 fábricas da multinacional

A EDP assinou uma parceria global para instalar até 100MWp de energia solar em unidades da Faurecia na Europa, Ásia e Estados Unidos. Até ao fim de 2023, a EDP pretende instalar mais de 60 parques solares de autoconsumo nas fábricas da multinacional em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e Tailândia. Este é o maior projeto de energia solar distribuída assegurado até o momento pelo grupo EDP e o primeiro a ser instalado com o mesmo parceiro em vários continentes em simultâneo.

A Faurecia, empresa na indústria de automóvel, passará a consumir energia renovável produzida nas suas próprias instalações, reduzindo de forma significativa a sua dependência da rede energética. Esta parceria é também um passo importante nos objetivos da Faurecia de redução progressiva das emissões de carbono das suas operações industriais (scope 1 e 2).

De acordo com a empresa, a parceria assenta num modelo de As-a-Service, ficando o investimento nos painéis a cargo da EDP, assim como a sua manutenção e operação, por meio de contratos de longa duração ajustados às necessidades locais de cada mercado da Faurecia. Prevê-se que os mais de 60 projetos possam ter, no seu conjunto, até 200 mil painéis solares, e que permitam evitar mais de 60 toneladas de CO2 ao longo da próxima década.