fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A fornecedora de equipamentos e soluções para transmissão Hitachi Energy vê nos leilões de transmissão que serão realizados este ano mais um momento para oportunidades de concretização de negócios. A companhia, que era a antiga Hitachi ABB Power Grids, fez sua primeira aparição com o novo nome na última semana, durante o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, no Rio de Janeiro (RJ). Em entrevista à Agência CanalEnergia, o Country Managing Director José Paiva revelou que a expansão das renováveis vem potencializando os certames e a empresa acompanha esse movimento. ” Já estamos trabalhando nesse leilão, a gente vê o retorno das oportunidades”, explica.
O próximo leilão de LTs está marcado para o dia 30 de junho e o segundo do ano deve acontecer em dezembro. O executivo considera que esses certames serão maiores e aposta na expertise da Hitachi Energy nas conexões de renováveis ao sistema como diferencial para novos contratos. De acordo com ele, a atuação de décadas no segmento, somada a participação significativa nas conexões de renováveis brasileira a deixam em posição privilegiada. “Nós temos a experiência. Podemos ajudar os nossos clientes a serem mais competitivos e a terem uma solução mais adequada”, avisa.
Paiva vê a digitalização como fundamental em um cenário de forte penetração de renováveis. Segundo o executivo, a digitalização não é um processo novo, mas por conta a queda nos preços dos componentes permitiram a massificação em transformadores e subestações. A Hitachi Energy desenvolve sistemas de bateria para flutuações de rede, além de ter sistemas de compensação que a coloca em vantagem na corrida tecnológica. “Nós estamos na frente do ponto de vista global, já desenvolvemos essas tecnologias. Estamos talvez na frente ou junto com os nossos principais concorrentes”, observa.
O Brasil apresenta o mercado mais relevante da América Latina. Segundo Paiva, a inserção renovável nacional dá essa importância ao país, uma vez que as usinas eólicas e solares localizadas no Nordeste fica longe dos centros e carga, o que demanda mais transmissão.
A Hitachi Energy apresentou no SPTEE 2022 uma bucha de transformadores sustentável, livre de óleo e que utiliza resina. Essa bucha consegue ser energizada de modo imediato, enquanto uma movida a óleo necessita de 12 a 24 horas para que o insumo consiga se impregnar. Por não usar óleo, o riso com explosões fica minimizado. O AirRIP flex para fluidos alternativos é baseado na tecnologia Resin Impregnated Paper, garantindo operação confiável e segura durante a vida útil do transformador. O produto já está sendo comercializado, tendo a WEG com primeira cliente para uso em uma instalação da Chesf.
Em março, a Hitachi anunciou parceria para entrega de solução completa de conexão para a nova fábrica de papel e celulose da Suzano no Brasil. A solução de conexão de rede vai permitir que a energia renovável excedente seja transferida de modo seguro para a rede elétrica. Essa solução é baseada na subestação isolada a gás que minimizando o custo total do ciclo e as emissões de CO2.